Voltar
CAMPO NOVO PERDE UM CIDADÃO ILUSTRE
Quinta, 06 de Junho de 2019 às 08:40
Galileu Ondenburg
No final da tarde de ontem (05/06) faleceu em Porto Alegre um dos cidadãos mais ilustres de Campo Novo. Embora não tenha nascido em Campo Novo Rospide Neto se considerava filho da terra, onde seus pais residiram por quase toda a vida.

Rodolfo Rospide Neto, o Doutor Rospide, como era conhecido, serviu ao Rio Grande do Sul e ao Brasil durante toda a sua vida. Ao MDB gaúcho, especialmente, se dedicou como secretário-geral e tesoureiro.

Rodolfo Rospide Neto nasceu em Iraí (RS) no dia 26 de novembro de 1938, filho de Aurino Rospide e de Iracema Ramos Rospide. Iniciou na política como vereador na cidade de Três de Maio, entre 1962 e 1970, pelo antigo PTB. Pelo MDB, foi deputado estadual por quatro mandatos (de 1971 a 1986). Presidiu a Assembleia Legislativa, foi líder da oposição e líder partidário na Casa, além de comandar várias comissões e CPIs. Em 1986 foi eleito deputado constituinte. Após, voltou à Assembleia gaúcha como Superintendente. Combateu a Ditadura Militar e participou no Parlamento gaúcho da CPI do Dops, que comprovou as torturas que aconteciam no local. Dr. Rospide deixa a esposa, Tânya e os filhos Rodolfo, Marcelo, Kátia e Yargo.


O velório será na Assembleia Legislativa, a partir das 8h. O enterro ocorrerá no Cemitério Ecumênico João XXIII, às 14h. desta quinta-feira (06).
 
Fonte: Observador Regional, com informações do Diretório Regional do MDB
Imagens
Comentários